terça-feira, 23 de agosto de 2011

Elaboração do projecto de Gestão de Cheias do rio Zambeze vai custa 500 mil dólares

O projecto de gestão de cheias e a estratégia de alerta rápido na bacia do rio Zambeze, que abrange oito países da SADC, vai custar 500 mil dólares norte-americanos, anunciou esta terça-feira, em Luanda, o representante da USAID, Curtis Barrett.

Curtis Barratt revelou o facto quando na manhã de terça-feira participava na sessão oficial de abertura da consulta nacional sobre o projecto, por parte de Angola, presidida pelo director nacional dos recursos hídricos, Manuel Quintino, em representação da ministra Emanuela Vieira Lopes.

Disse a propósito que a USAI vai assumir o financiamento desta fase de elaboração do projecto até à adopção do relatório final. O projecto da bacia hidrográfica do rio Zanbaze abrange as repúblicas de Moçambique, Malawi, Botswana, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Namíbia.

Com uma precipitação médio anual de 1.400 mililitros de água, a bacia do Zambeze, segundo especialistas abordados pela Angop, permite o desenvolvimento da agricultura, pelo menos do lado angolano, durante todo ano, sem necessidade de irrigação na época de cacimbo.

Essas características, segundo a fonte da Angop, fazem dessa bacia um forte contribuinte nos esforços dos países abrangidos pelo alcance de uma segurança alimentar, além de propiciar bens e serviços ambientais muito ricos e diversificados.

Já ocorreram consultas semelhantes em Moçambique, Zâmbia, Malawi e Zimbabwe:

Em Angola, a consulta nacional vai decorrer durante três dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário