quinta-feira, 13 de outubro de 2011

INFORME SÍNTESE SOBRE A ACÇÃO DE LIMPEZA DA PRAIA DAS MIRAGENS, SOB O LEMA: LIMPAR O QUE AMAMOS.



















Certo que, desde o tempo da institucionalização da ADA, já se fazia sentir a sua ausência como uma força que emergiu para a defesa do ambiente. 

Cientes das nossas responsabilidades e reconhecendo haver a necessidade de realizar acções praticas e com grande impacto social e ambiental. Após um período de divulgação e mobilização dos munícipes a participarem desta acção, conseguimos congregar até as 07h30 um total de aproximadamente 700 (Setecentas) pessoais, entre elas: Membro da A.D.A., Membros das Associações Juvenis (JEA, AJOBV, Espírito Santos), público interessado, com maior destaque aos estudantes das Escolas do I ciclo na nossa cidade, respectivamente. 

Importa realçar, que o êxito desta actividade só foi possível com a colaboração, da Direcção Provincial do Urbanismo Construção e Ambiente, da Escola Superior Politécnica do Namibe, da Emissora Provincial do Namibe, da Direcção Provincial da Educação, Ciências e Tecnologia e da Administração Municipal do Namibe, que logo, na primeira instância louvaram a iniciativa da ADA, colocando a nossa disposição, meios humanos e rolantes para o transporte dos resíduos recolhidos na praia, estimados num total de 12 (doze) toneladas, caracterizado por latas, garrafas de bebidas, lixo orgânico, sacos plásticos, papel, etc. 

Importa aqui relatar o grau de entrega dos participantes fizerem jus ao lema: LIMPAR O QUE AMAMOS, destacando a figura do Cda 2º Secretário Provincial do MPLA, Carlos da Rocha Cruz que abrilhantou a actividade com a sua entrega na recolha e transporte dos resíduos. 

Quem também abraçou a iniciativa da Associação dos Defensores do Ambiente foi a Direcção Provincial dos Registos, que oportunamente aproveitou para apelar aos participantes da acção de limpeza para promoverem a actualização, reconfirmação do seu registo e escolha do local do voto. 

CONCLUSÕES 

Após a conclusão dos trabalhos, a A.D.A. considera de positiva a actividade, reconhecendo que numa primeira fase estávamos a contar com um número de 50 participantes, pelo que, fomos surpreendidos com total de aproximadamente 700 participantes, representando 1400% acima da previsão. É um número que nos satisfaz e deixa-nos comovidos e motivados a prosseguir nas nossas acções e afirmar-nos como uma força realmente defensora do ambiente. 

Por tudo acima exposto, aproveitamos o ensejo para apelar a sociedade e as instituições que, cuidar das praias é uma tarefa que deve ser levada a cabo por todos. 

A ADA reconhece que ficará sem efeito a grande iniciativa de limpeza da praia das miragens se não tiver locais para o depósito do lixo. Por este facto, achamos conveniente que a Administração Municipal deveria colocar contentores para a deposição dos resíduos. 

Reconhecemos a necessidade de uma maior intervenção na praia das miragens e não só, notamos que a maior parte do lixo que restou por ser recolhido é composto predominante por cacos de garrafas não retornáveis de cervejas e refrigerantes que são consumidas pelos munícipes que afluem o referido local. 

A ADA reconhece o esforço da Administração Municipal na melhoria do aspecto paisagístico das nossas praias, mas importa aqui realçar, que o mesmo será em vão se for feito de forma isolada. Portanto, há necessidade de um maior empenho e envolvimento de todos sectores e actores da vida social da cidade, para a redução do lixo nas nossas praias. Por este motivo a ADA propõe, a realização da 2ª Fase da Acção de Limpeza da Praia das Miragens sob o Lema: LIMPAR O QUE AMAMOS sob Coordenação do Governo das Província do Namibe. A ADA ainda é de opinião que se proibissem a venda de bebidas em garrafas não retornáveis na praias das miragens e, que os valores monetários arrecadados pela Administração Municipal da prestação feita as vendedoras deveriam ser aplicado para a criação de equipas e/ou brigadas ambientais para a sensibilização regular aos utilizadores das praias e a reparação dos danos ambientais que advém da exploração deste local.

Sem comentários:

Enviar um comentário