sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Glossário Ambiental

"Arco de Fogo"
Faixa que se estende por todo o limite sul e leste do bioma amazônico, onde a floresta faz transição para o cerrado. Essa paisagem natural é muito afetada durante o período de queimadas. Já contando com isso, os órgãos ambientais fazem planos para tentar minimizar o dano à floresta.

Área de Preservação Permanente (APP)
Área protegida definida nos termos dos Artigos 2º e 3º do Código Florestal (Lei Federal 4.771, de 15 de Setembro de1965), coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de: preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora; proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Aborígine
Pessoa, animal ou planta que é originário do país ou região em que vive ou se encontra.

Adaptação climática
É definida pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas como “ajustes em práticas, processos e estruturas que podem reduzir ou eliminar o potencial de destruição ou o aproveitamento de vantagens e oportunidades criadas por mudanças no clima”.

Adubação verde
A adubação verde é uma técnica da agricultura orgânica usada para 'limpar' o solo quando ele está intoxicado com herbicidas e produtos químicos. Deve-se cultivar uma determinada planta no local para quando ela estiver crescida, antes da época de floração, ser cortada e incorporada ao solo ainda verde. Essa técnica visa enriquecer o solo com nutrientes, principalmente o nitrogênio, e os tipos principais de plantas mais usadas são leguminosas e gramíneas (ervas nativas).

Agenda 21
Documento consolidado como diretriz para a mudança de rumos no desenvolvimento global para o século 21. Foi formulado como um grande plano de ação, por esforço de múltiplos atores, e divulgada para adesão durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, conhecida como ECO-92. Contém diretrizes para a promoção do desenvolvimento sustentável, passíveis de serem implementadas por qualquer órgão, organização ou governo engajados no movimento da sustentabilidade. A Agenda 21 pode servir bara embasar um processo de planejamento participativo em prol de um futuro sustentável. Esse planejamento deve envolver todos os atores relevantes e ensejar a formação de parcerias e compromissos para a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento econômico e social e à proteção ambiental, em curto, médio e longo prazos. A análise e o encaminhamento de projetos ou programas embasados na metodologia da Agenda 21 devem ser feitos dentro de uma abordagem integrada e sistêmica das dimensões econômica, social, ambiental e político-institucional.

Agricultura Orgânica (ou Biológica)
A agricultura orgânica preocupa-se com a saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas. Por isso, não utiliza fertilizantes sintéticos, nem agrotóxicos ou aditivos químicos no cuidado com a plantação ou na ração dos animais.

Na produção dos alimentos é valorizado o cuidado com os bens naturais, renováveis ou não - preservando o meio ambiente e dando importância ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida humana.

Agrofloresta ou Agrossilvicultura
"Entende-se por agrossilvicultura o conjunto de técnicas de uso da terra que implique na combinação de árvores florestais com cultivos, com pecuária, ou com ambos. A combinação pode ser simultânea ou sequencial em termos de tempo e espaço. tem por objetivo otimizar a produção total por unidade de superfície, representando os princípios de rendimento sustentado".

Alimentos orgânicos
São aqueles produzidos de acordo com certos padrões pré-definidos por organizações certificadoras ou ainda, estipulados por leis. Em geral, são alimentos cultivados sem o uso de pesticidas convencionais, fertilizantes artificiais ou dejetos humanos, além de serem processados sem radiação ionizadora ou aditivos. Sua produção também incentiva a conservação do solo e da água e reduz a poluição. Para animais, alimentos orgânicos são aqueles criados sem o uso rotineiro de antibióticos e sem utilização de hormônios de crescimento. Na maioria dos países, alimentos orgânicos não podem ser geneticamente modificados. Alimentos orgânicos certificados devem passar por uma cuidadosa inspeção de produção.

Analfabetismo
De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD) e com o Censo Demográfico decenal, são consideradas analfabetas as pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples no idioma que conhecem; aquelas que aprenderam a ler e escrever, mas esqueceram; as que apenas assinam o próprio nome; e aquelas que se declaram "sem instrução" ou que declaram possuir menos de 1 ano de instrução.

Analfabetismo funcional
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), analfabeto funcional é a pessoa que sabe escrever o próprio nome, é capaz de ler frases simples e fazer cálculos básicos, mas é incapaz de interpretar o que lê e de utilizar a leitura nas atividades cotidianas, prejudicando seu desenvolvimento pessoal e profissional.

No Brasil, o índice de analfabetismo funcional é medido entre as pessoas com mais de 20 anos que não completaram quatro anos de estudo formal.

Sem comentários:

Enviar um comentário