sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Convenção global sobre informações ambientais deve ser discutida na Rio+20

objetivo �divulgar informa��es ambientais em n�el mundial
O Brasil considera a possibilidade de incluir na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) uma convenção internacional sobre a transparência das informações ambientais. A informação foi divulgada recentemente por Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo informou a Agência Fapesp, o Brasil pretende apresentar na cúpula marcada para junho de 2012 sua experiência e propor que os países assumam a divulgação aberta de dados que dizem respeito ao ambiente no mundo.

De acordo com Câmara, um projeto proposto pelo Inpe e o JPL (Jet Propulsion Laboratory, da Nasa), ainda em análise, permitiria uma evolução no monitoramento ambiental por meio do satélite GTEO (Global Terriesrial Ecosystem Observatory), construído com investimentos de US$ 100 milhões do Brasil e US$ 150 milhões dos Estados Unidos. O Brasil seria responsável pela criação do corpo do satélite, painel solar, computador de bordo para coleta e envio de dados.

O monitoramento ambiental feito atualmente no Brasil utiliza câmeras a bordo de satélites que coletam fotos em faixas discretas do espectro. A nova tecnologia torna possível distinguir diferentes espécies.

Para Robert Green, do JPL, o projeto permitirá pela primeira vez coletar informações sobre quais as espécies de plantas existentes, onde elas vivem e quais são suas condições de saúde. “Este será a primeira medição global dos ecossistemas com coleta do espectro de cada ponto do planeta”, destacou.

Sem comentários:

Enviar um comentário