sexta-feira, 29 de abril de 2011

26 de Abril - Acidente de Chernobyl


A 26 de Abril de 1986, o reactor número 4 da Central Nuclear de Chernobyl explodiu, provocando o maior desastre nuclear da história da humanidade. A radioactividade libertada durante a explosão foi 10 vezes maior do que a provocada pela explosão de Hiroxima. Os resíduos de urânio pesado e os derivados de plutónio permaneceram no reactor, mas as poeiras radioactivas dispersaram-se por mais de 2.500 km através da ex-União Soviética e da Europa.


A primeira nuvem transportada a uma altitude de 1.500 metros, apareceu na Escandávia e foi detectada na Suécia a 27 de Abril. Ainda a 27 de Abril, as poeiras radioactivas dispersaram-se para a Itália e a Grã-Bretanha. A6 de Maio, o governo Britânico apelou às populações da Escócia e do País de Gales para não beberem água das chuvas, devido à sua possível contaminação.

Este acidente levou ao reforço da segurança na utilização da energia nuclear e à melhoria dos planos de emergência para responder a este tipo de acidentes. Levou também muitos países a abandonarem ou a restringirem severamente o desenvolvimento de sector de energia nuclear. Depois deste acidente, dois importantes tratados internacionais foram adoptados: a Convenção para Assistência no Caso de Acidente Nuclear ou Emergência Radiológica e a Convenção sobre Pronta Notificação em Caso de Acidente Nuclear

1 comentário:

  1. Gostei muito do seu blog cara... muito interessante, ótimas fotos e ótimas reflexões.

    ResponderEliminar