sábado, 11 de setembro de 2010

ONDE DE CALOR DA RUSSIA SEM PRECEDENTES DOS ULTIMOS MIL ANOS

O director dos Serviços Meteorológicos russos, Alexandre Frolov, declarou hoje que o país nunca conheceu uma onda de calor tão intenso durante os mil anos da sua história.
  
"Desde o momento da formação do nosso país, ou seja, num período de mil anos, nada de semelhante aconteceu do ponto de vista do calor. Nem nós, nem os nossos antepassados fixámos tal coisa", disse em conferência de imprensa. "Trata-se de um fenómeno absolutamente único, não há nada igual nos arquivos das observações".

Frolov sublinhou que este fenómeno não confirma nem desmente a hipótese do "aquecimento global". "Se nos próximos 30 anos a situação se repetir, então estaremos perante o aquecimento global".

O Ministério para Situações de Emergência russo informou que continuam activos 557 focos de incêndios numa área de 174.000 hectares. Em algumas regiões os bombeiros conseguiram estabilizar a situação e o número de novos incêndios é inferior aos apagados: 239 e 247 respectivamente.

Neste Verão a Rússia registou 26.000 fogos florestais numa área de 750.000 hectares. No combate às chamas participam mais de 160.000 bombeiros, apoiados por 26 meios técnicos, incluindo 42 aviões e helicópteros.

Países como a Ucrânia, Cazaquistão, Arménia, Azerbaijão, Polónia, França e Alemanha enviaram homens, aviões e helicópteros para ajudar no combate às chamas.

Sem comentários:

Enviar um comentário